Mostrando postagens com marcador Autoconhecimento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Autoconhecimento. Mostrar todas as postagens

Nº I - Entre Sessões e Silêncios: Uma crônica de Segunda

Nº I


É segunda feira a tarde, estava quente como de costume. Resolvi conhecer uma cafeteria nova que abriu na cidade. Uma decoração moderna, com pontos literários como referência e um aroma típico de café.
Estava vazia, somente eu e os funcionários do local, pedi um chocolate quente e um pão na chapa - sou uma mineira pela metade, não tomo café -. Na prateleira estavam livros e dentre eles todos os contos e crônicas de Clarice Lispector, além de outras, mas essas em questão me chamaram a atenção. 

Pedi ao balconista se eu podia ler enquanto comia e apreciava minha bebida, ele me permitiu e escolhi os contos de Clarice. O triunfo - era o título do conto que escolhi ler -, pra falar a verdade era o primeiro do livro e fiquei com ele mesmo. Era mais um conto sobre um casal que já não se suportava mais, com excesso de dependência emocional e como a protagonista lidou com o fim. - Interessante- Pensei quando terminei de ler. A escrita de Clarice, na minha opinião, sempre traz algum gatilho que no leva a pensar sobre alguma situação que passamos ou estamos passando.

Quando terminei a leitura, parei. Respirei fundo. Senti uma tranquilidade mental e uma disposição emocional considerável. Pensei em quantas vezes deixei de fazer algo do tipo, jogando a culpa na maternidade, nas tarefas de casa, no casamento, em qualquer coisa que viesse na mente. Sei lá porque... Medo? Preguiça? Insegurança? A ideia de que não mereço? Vai saber. Quantas vezes deixei de conectar comigo mesma e admirar. De passar um tempo de qualidade, que para mim é algo muito importante. 

Ouvi a conversa dos funcionários, estavam usando técnicas com os tipos de café e analisando os resultados. Os aromas que vinham e sabores. Foi divertido observar esse movimento humanos. Descobertas de sensações. Me fez me conectar comigo mesma, sacodir a poeira que se acumulou, olhar para o que surge e começar de novo. Logo pensei - Eu precisava disso! -.



Uma amostra de uma ideia em construção. 

Grata por ler !

💋💋 

A Empatia como Parte do Desenvolvimento Cognitivo: Cultivando a Habilidade de Compreender o Outro

O desenvolvimento cognitivo de uma criança é uma jornada fascinante e complexa, moldando a maneira como elas pensam, resolvem problemas e interagem com o mundo ao seu redor. Dentro desse processo de crescimento, a empatia aparece como uma habilidade fundamental que desempenha um importante papel na formação de relacionamentos saudáveis e na construção de uma sociedade mais compassiva e inclusiva.

O que é Empatia?

Empatia é a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos e perspectivas emocionais de outra pessoa. Um pouco diferente da simpatia, que envolve apenas sentir pena ou compaixão pelas emoções de alguém. A empatia permite que as crianças se coloquem no lugar dos outros, entendendo como eles se sentem e respondendo de maneira apropriada.



Desenvolvimento Cognitivo e Empatia

A empatia não é inata, ela se desenvolve ao longo do tempo e está interligada com o crescimento cognitivo da criança. À medida que as habilidades cognitivas se expandem, a criança se torna mais capaz de entender as complexidades das emoções humanas. Vejam como a empatia vai se desenvolvendo e aparecendo durante o desenvolvimento cognitivo:

  • Por volta dos 4 anos, as crianças começam a desenvolver a chamada "teoria da mente" — a capacidade de compreender que outras pessoas têm pensamentos, sentimentos e crenças diferentes dos seus. Isso é essencial para a empatia, pois permite que a criança perceba que os outros podem ter perspectivas diferentes e emoções únicas.

  • O desenvolvimento da linguagem desempenha um papel crucial na expressão e compreensão das emoções. À medida que as crianças adquirem vocabulário emocional e aprendem a nomear seus próprios sentimentos, tornam-se mais capazes de se conectar emocionalmente com os outros.
  • A empatia também é influenciada pelas experiências pessoais da criança. Elas aprendem a se relacionar com os outros com base nas relações que têm em casa, na escola e na comunidade. Modelos de empatia em suas vidas têm um impacto significativo.

Benefícios da Empatia no Desenvolvimento Cognitivo

Cultivar e estimular o desenvolvimento da empatia nas crianças desde cedo traz uma série de benefícios para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Olhem alguns dos benefícios que ela pode trazer:
  • Melhor resolução de conflitos, ensinando crianças a entender e lidar com as emoções dos outros.
  • Habilidades de comunicação mais eficazes, permitindo que as crianças expressem suas próprias emoções de maneira saudável.
  • Habilidades sociais aprimoradas, ajudando-as a construir relacionamentos mais fortes.
  • Um senso de responsabilidade social, incentivando-as a agir de maneira ética e compassiva.
A empatia é mais do que apenas uma qualidade desejável, é uma parte essencial do desenvolvimento cognitivo de uma criança. Cultivar essa habilidade desde cedo não só molda indivíduos mais compassivos e compreensivos, mas também contribui para a criação de uma sociedade mais empática e inclusiva. Portanto, incentivar e nutrir a empatia nas crianças deve ser uma prioridade em nosso esforço coletivo para promover o crescimento saudável e o bem-estar social.

Já praticou e ensinou sobre ter empatia hoje? 


Até a próxima. Te vejo na terapia.


💋💋 

A Importância do Diálogo nos Relacionamentos: Fortalecendo Vínculos

No universo dos relacionamentos, o diálogo é uma ferramenta fundamental para manter a harmonia e a conexão entre as pessoas. Seja em relacionamentos amorosos, familiares, amizades ou no ambiente de trabalho, a comunicação eficaz desempenha um papel crucial. Podemos desde resolver qualquer situação e manter a harmonia desde criar um sentimento desagradável e um clima ruim por dias.

Quem nunca passou por uma situação que poderia ser evitada com uma boa conversa, de coração aberto, que atire a primeira pedra ! Mesmo que enfrentemos uma situação onde iremos nos deparar com pensamentos inflexível, utilizando a pausa positiva e nosso favor conseguimos sanar muitos mal entendidos.


O diálogo permite que as pessoas expressem seus pensamentos, sentimentos e necessidades. Quando ouvimos para entender o ponto de vista do outro evitamos muitos mal entendidos, pois damos espaço ao outro para falar e para depois tirarmos nossas conclusões, demonstramos empatia e respeito. Além de essa troca de informações ajuda a resolver conflitos e melhorar a confiança entre quem convivemos.

A confiança é o alicerce de qualquer relacionamento saudável, independente de qual seja. O diálogo constante cria um espaço onde as pessoas se sentem à vontade para serem autênticas e honestas. A honestidade fortalece a confiança mútua, tornando o relacionamento mais sólido e duradouro.

Os desafios sempre existirão em qualquer relacionamento. No entanto, o diálogo abre portas para a resolução de problemas de maneira construtiva. Quando as partes envolvidas discutem abertamente suas preocupações e buscam soluções juntas, os obstáculos se tornam oportunidades para crescimento e aprendizado.

O diálogo não se limita apenas a questões práticas, também é uma forma poderosa de compartilhar emoções. Expressar amor, carinho e apreço verbalmente reforça os laços emocionais e faz com que as pessoas se sintam valorizadas e amadas. A falta dele pode levar a interpretações errôneas e suposições equivocadas.


O ato de dialogar é a pedra angular de relacionamentos saudáveis e bem-sucedidos. Investir tempo e esforço na comunicação eficaz fortalece os laços interpessoais, promove a compreensão mútua e constrói relacionamentos mais profundos e satisfatórios. Portanto, não subestime o poder das palavras e do diálogo em sua jornada de conexão e crescimento com os outros.

Até a próxima. Te vejo na terapia.


💋💋 

O que aprendi assistindo Fadas da Limpeza na Netflix

Um dos meus hobbies favoritos é assistir a Doramas Coreanos, adoro os dramatizações e a trilha sonora que parece se encaixar perfeitamente. Acredito que tenha vindo pela minha paixão por animes, quem sabe escrevo sobre isso no futuro e sobre alguns que já assisti. E migrei para os doramas e dei uma pausa nos animes, até porque também tenho outras atividades que preciso realizar e me impossibilitam de assistir mais episódios seguidos. 

Como muitas coisas na vida, gosto é algo que não se discute e devemos respeitar as escolhas de cada um. Dos vários que assisti há alguns favoritos, pelo roteiro principalmente a lição que ele passa, seguido da trilha sonora que encaixa perfeitamente. Hoje vim falar sobre o Fadas da Limpeza. E não contém spoilers, animem-se e assistam, depois me comentem o que acharam. 


Um drama romântico com situações polêmicas e beijos calorosos, traz várias lições importantes sobre paciência, persistência e dedicação. Gostei tanto da história que assisti várias vezes, e as vezes tenho a sensação de que Fadas da Limpeza me diz sobre o que eu preciso repensar e refletir. Vou contar sobre o que repensei e refleti depois de mais uma vez que assisti. 

Tolerância foi a virtude da vez, Oh-Sol passa muito bem essa lição junto com Dr. Choi. Tolerar é uma atitude que envolve muita maturidade de quem o faz, além da tolerância me fez pensar também sobre aceitação sem permitir que o próprio limite fosse ultrapassado e esquecer amor próprio. E era exatamente o que precisava ver por esses dias. 

Com uma situação pessoal, me deparei com essa situação, me vi intolerante e permitindo que as pessoas ultrapassassem meu limite e sentir que estava deixando de respeitar a mim mesma por isso. Logo - como esperado de uma boa Dominante - estava em posição defensiva e me deixando levar com a comunicação mais agressiva. E para colocar as ideias no lugar e fazer meu detox mental, decidi assistir mais um vez Fadas da Limpeza.


Oh-Sol em muitos momentos durante a trama, tinha a opção de agir na defensiva mas optou em se conter para não ter nenhuma atitude que possa se arrepender depois. Usou muito da sabedoria e pensar muito antes de agir. Mas dessa vez, além da Oh-Sol, Dr. Choi me fez pensar muito com sua postura frente a situação em que se deparou, aceitar que uma situação quando percebeu que não teria mais solução. E precisei fazer isso, aceitar. 

Nem sempre é fácil aceitar uma situação, principalmente que nos sentimos invadidos e injustiçados de alguma maneira. E Fadas da Limpeza me fez refletir isso, que preciso aceitar e ter maturidade para lidar, não digo que fico feliz e satisfeita com isso - Logo que não - mas está me ajudando a lidar com os sentimentos desagradáveis que surgem e pensar com um pouco mais de empatia. 


Para mim foi uma lição preciosa sobre como a persistência pode trazer bons resultados quando usamos ela para algo positivo, nos dá energia para mantermos a disciplina e suportarmos as dificuldades que aparecem. Quando pensamos nisso com um pouco de afeto, empatia e amor, conseguimos nos abrir e ver a vida com um pouco mais de alegria, mesmo que seja em momentos de cuidado como a limpeza de casa. 

Devemos colocar pequenas pitadas de felicidade em nosso dia a dia, seja conversar com um amigo ou amiga querida(o), seja colocando uma música que gosta quando for lavar a louça ou tomar um banho. Ver as adversidades como oportunidades de aprender e entender que nem sempre tudo acontece como e quando queremos, mas acontece na hora que precisamos. Para quem gosta desse estilo de série, vale o tempo, me tirou bons pulinhos do sofá e expressões de surpresa!


Até a próxima. Te vejo na terapia.


💋💋 

Inflexibilidade e a Pausa Positiva

Quem nunca em algum momento da vida se percebeu agindo com Inflexibilidade quanto a mudança de opinião ou de hábito ou o que quer que seja. Quando algo envolve algum valor pessoal a sensação que temos que fica ainda mais sofrido alterar as formas que vemos e pensamos. E penso ainda mais que, quanto mais valor envolvido - seja sobre honestidade, sinceridade e afins -, mais difícil de explicar fica e fica mais difícil manter o controle emocional. 


Há um ditado Árabe que diz - A beleza que você vê nas coisas, é o reflexo da beleza que existe dentro de você -, e fazendo uma analogia a ele, a forma que vemos o mundo é a forma que vemos nós mesmo. Muitos dos pensamentos que surgem com a Inflexibilidade, podem estar diretamente ligados a como fomos ensinados sobre cometer erros. Com a necessidade de tudo ser perfeito ou seguir uma linha lógica de ações bem direcionados e calculados, agimos de maneira Inflexível.

Situações assim gosto de sugerir a Pausa Positiva, essa ferramenta é importante para evitar maiores conflitos e discussões onde o resultado quase sempre é negativo. Com o objetivo de direcionar o foco na solução e não no problema, além de dar um tempo para abaixar os ânimos e pensarmos antes de tomar qualquer atitude. 


Utilizo muito a Pausa Positiva em situações em que estou mais cansada e reativa, costumo sair do local onde é o foco, ou costumo falar que preciso de um tempo em silêncio para elaborar a situação para pensar em soluções e sanar a questão que for. Pois fazendo isso, evito tomas alguma atitude com raiva ou falar algo que vá me trazer consequências no futuro. 

A inflexibilidade, pode se enquadrar em um Esquema de inflexibilidade que foi construído na nossa infância e sustentado com nosso dia a dia, e muitas vezes está atrelado a outros esquemas de pensamento e crenças. E perceber isso pode ser um pouco difícil se feito sem o auxílio da psicoterapia, olhar para si e refletir sobre isso pode ser uma aventura desafiadora mas esclarecedora. 


Decidi escrever sobre isso pois vivenciei uma situação em que precisei lidar com a Inflexibilidade em mim. Hoje sou mais consciente do meu padrão inflexível e dificuldade em lidar com ele em alguns momentos, compreendo que ele faz parte de mim, para muitas coisas ele me trouxe excelentes resultados, por eu sempre presar e agir com excelência em tudo que faço para ter o mínimo de erros. Entendo que posso ser muito exigente com as pessoas a minha volta por isso, mas percebo quando estou me deixando levar demais, paro, respiro e começo de novo. 

Consciente disso, percebo a dificuldade que é conviver com a Inflexibilidade, tanto por parte de quem age assim, quanto em precisar lidar com alguém assim. A Pausa Positiva me ajuda muito, principalmente pelo fato de que quando eu preciso de mudar uma atitude ou tarefa que sei que terá um resultado negativo para mim. A maturidade em saber que é preciso fazer o que precisa ser feito é construída ainda mais em momentos assim. 

Já passou por alguma situação onde precisou lidar com sua Inflexibilidade?

Até a próxima. Te vejo na terapia.


💋💋 


Celebrações, envelhecer e a chegada dos 30

Comemorar aniversários é um hábito tão íntimo quanto escolher o tipo de perfume que vamos usar. É algo que diz exclusivamente de quem o faz. Assim como os perfumes, alguns gostam muito e têm vários, outros preferem algo mais sutil e há quem nem use. Com as celebrações de aniversário é semelhante — alguns celebram por dias, com tudo que têm direito, outros de forma mais reservada e há quem não goste.

                                                            "Comemoração de aniversário aos 30 anos com reflexão sobre envelhecimento"

Que bom que temos essas possibilidades. Se não houvesse essa diversidade, as celebrações seriam todas iguais, monótonas, e a imaginação não fluiria como merece. Assim como os perfumes e as formas de celebrar mudam com o tempo, nossa visão sobre envelhecer também muda quando nos percebemos nesse processo.

Sempre que penso em envelhecimento, me vêm à mente imagens de idosos, itens antiquados, algo ultrapassado e inválido. Fomos ensinados a ver o envelhecer como algo negativo, a ser evitado, muitas vezes tratado como tabu ou motivo de deboche. Mas e se, ao invés disso, pensássemos na maturidade como oportunidade? Poderíamos nos ver como jovens com experiência, desenvolvendo uma mentalidade mais sólida e consciente.

                                                       "Comemoração de aniversário aos 30 anos com reflexão sobre envelhecimento"

Na juventude, sonhamos com independência. Fantasiamos sobre o que teremos quando atingirmos uma certa idade: conquistas, estilo de vida, pessoas ao redor. Mas, quando o tempo chega, percebemos que muitas dessas idealizações se desfazem. E o que aparece no lugar? As cobranças sociais — que são mais pesadas do que imaginávamos.

Esses dias, cheguei aos meus tão sonhados 30 anos. Quantos planos deram certo, quantos foram por água abaixo. Quantas pessoas passaram pela minha vida. Algumas ficaram, outras não. Erros, acertos, aprendizados. E agora, com a maternidade, essas reflexões se ampliaram. Enxergar a idade e o envelhecer tem um novo significado.

                                                            "Comemoração de aniversário aos 30 anos com reflexão sobre envelhecimento"

No dia do meu aniversário, no fim do dia, parei para refletir... Que avalanche de sentimentos. Foi bom — às vezes doloroso —, mas bom. Senti admiração e ainda mais compreensão por mim mesma. Que caminhada boa até aqui! Que aventura. Não vejo a hora de chegar nos 40! Que venham as cobranças sociais me exigindo um padrão impossível — e que eu continue ousando ser quem quiser.

As cobranças sociais são as que mais pesam. Nos deixam ansiosos, muitas vezes deprimidos. Vêm de familiares, colegas de trabalho — "Se forme", "Arrume um emprego", "Case", "Tenha filhos", "Não use essa roupa", "Não escute essa música"... Sempre exigindo que sejamos quem não somos, querendo que caibamos em moldes, em vez de pertencermos de verdade. E tudo bem, esse é o papel deles. O nosso é encontrar formas de lidar.

Em alguns momentos, vamos precisar ceder. Em outros, resistir. Às vezes, conter. Outras vezes, não. E tudo bem não dar conta sempre — você é humano, não uma máquina. O que tiver que acontecer, acontecerá no momento ideal. Se ainda não conseguiu realizar aquele sonho, observe suas atitudes, alinhe seus passos aos seus objetivos e tenha paciência. E claro, dá-lhe terapia para nos ajudar nisso!

Até a próxima. Te vejo na terapia.
💋💋

Ansiedade na adolescência: como ajudar seu filho com técnicas simples e acolhimento

Ansiedade é uma sensação que carregamos em nós, ela existe desde as origens do ser humano e tinha como objetivo nos prevenir de ataques de predadores, com nossa evolução não precisamos mais nos defender de Tigres de bengala, Cobras Gigantes e afins. Mas nosso cérebro as vezes se esquece disso e e funciona de maneira ansiosa trazendo prejuízos para quem tem dificuldade em lidar.

 A adolescência é um período de transição e crescimento, no qual os jovens enfrentam uma série de desafios e pressões, além de mudanças corporais contínuas. A ansiedade é um problema comum nessa fase da vida, podendo ser desencadeada por várias razões, como preocupações escolares, mudanças físicas e emocionais, pressão social e incertezas sobre o futuro. E como pais, muitas vezes ficamos sem saber como auxiliar nosso adolescente de maneira assertiva promovendo sua saúde mental e bem-estar, vamos conversar um pouco sobre isso.

Ansiedade na adolescência: como ajudar seu filho com técnicas simples e acolhimento

 Há algumas atitudes que quando colocamos nosso valores e afeto nelas, ajudam e fortalecem o laços de afeto, proporcionando o acolhimento e sensação de segurança que precisam. É importante ressaltar que adolescentes são o espelho de nosso caráter e valores pessoais, então a segurança interna dos pais pode ser questionada e que ótimo! Nada melhor que um adolescente questionador para nos ajudar a amadurecer.

E pensando nessas atitudes, há também algumas técnicas que podem auxiliar nos momentos de crise e ansiedade. Vamos falar um pouco sobre elas:

  • Respiração profunda e consciente
A respiração profunda é uma técnica simples, mas eficaz, para reduzir a ansiedade. Aprenda, ensine e faça junto com o adolescente. Inspirar lentamente pelo nariz, segurar o ar por alguns segundos e, em seguida, expirar pela boca. Incentive-o a praticar essa técnica sempre que sentir a ansiedade aumentar, ajudando a acalmar a mente e o corpo.

  •  Prática de exercícios físicos

 A atividade física regular tem inúmeros benefícios para a saúde mental, incluindo a redução da ansiedade. Faça, incentive e estimule-o a encontrar uma atividade que goste, como caminhar, correr, dançar ou praticar um esporte. Exercícios liberam endorfinas, substâncias químicas que melhoram o humor e reduzem o estresse. 

  • Estabelecimento de rotinas saudáveis

 A ansiedade muitas vezes surge devido a sentimentos de desorganização e falta de controle. Incentive os adolescentes a estabelecerem rotinas saudáveis, com horários regulares de sono, alimentação balanceada e tempo dedicado a atividades prazerosas e relaxantes, como hobbies, leitura ou meditação.

  •  Expressão criativa

 A arte e a expressão criativa podem ser uma forma poderosa de liberar emoções e aliviar a ansiedade. Encoraje-o a experimentarem diferentes formas de expressão, como escrever em um diário, pintar, desenhar, tocar um instrumento musical ou participar de atividades teatrais. Essas atividades ajudam a canalizar a energia emocional de forma positiva.

  •  Técnicas de relaxamento

 Existem várias técnicas de relaxamento que podem ser ensinadas para ajudá-los a lidar com a ansiedade. Exemplos incluem a prática de meditação guiada, mindfulness, ioga e massagens. Essas técnicas auxiliam no relaxamento do corpo e da mente, reduzindo os sintomas da ansiedade.

  •  Estabelecimento de metas realistas

 Muitas vezes, a ansiedade surge quando os adolescentes se sentem sobrecarregados com expectativas irreais. Ajude-os a estabelecer metas realistas e dividir grandes tarefas em passos menores e mais alcançáveis. Isso pode ajudá-los a lidar com a pressão de maneira mais eficaz e a reduzir a ansiedade. Uma sugestão é a Matriz de Importância e uso de planner.


Ansiedade na adolescência: como ajudar seu filho com técnicas simples e acolhimento

  •  Apoio social e conversas abertas

Criar um ambiente seguro, de confiança e acolhedor para que os adolescentes possam compartilhar seus sentimentos e preocupações é fundamental, quando não se sentem seguros e confiantes de seu ambiente e familiares podem se afastar do círculo familiar. Quando há essa cumplicidade, incentive-os a buscar apoio em familiares, amigos de confiança ou profissionais, como terapeutas ou conselheiros escolares. Ouvir ativamente e oferecer suporte emocional pode ser extremamente benéfico para reduzir a ansiedade. A terapia é importante também para os pais, para aprenderem a lidar com sua própria ansiedade e angústia, e poderem auxiliar os filhos e pessoas próximas.

  •  Limitação do uso de tecnologia

 O uso excessivo de tecnologia, como redes sociais e jogos eletrônicos, pode contribuir para o aumento da ansiedade não somente nos adolescentes mas em nós pais também. Estabeleça limites saudáveis para o uso dessas ferramentas, pratique e incentive-os a buscar atividades offline, como passar tempo ao ar livre, ler livros ou praticar hobbies, para promover o equilíbrio e reduzir o estresse.


A ansiedade é uma realidade comum entre os adolescentes e adultos, mas existem várias técnicas eficazes que podem ajudá-los a lidar com esse problema. Ao implementar essas sugestões, os adolescentes estarão melhor equipados para enfrentar os desafios do dia a dia e promover sua saúde mental e bem-estar geral. Lembre-se de que cada sujeito é único e possuí sua própria visão de mundo e de si, portanto, adapte as técnicas de acordo com as necessidades individuais e encoraje-os a buscar apoio profissional sempre que necessário.


Até a próxima. Te vejo na terapia.

💋💋